Tuesday, September 1, 2009

A influência do fotógrafo Guy Bourdin

Semana passada, publiquei aqui um portfólio do falecido fotógrafo francês Guy Bourdin. Hoje mostro um pouco de sua influência cultural. Qualquer fotografia de moda que aposte em cores saturadas, objetificação de partes do corpo humano, glamour misturado a bizarrice, aura chique de lesbianismo ou a mulher como um corpo inanimado deve muito a Guy Bourdin. Ele é fonte de inspiração de incontáveis artistas. Aqui mostro alguns exemplos mais óbvios de sua influência.

A campanha que o fotógrafo Terry Richardson fez para os óculos escuros de Tom Ford (à direita) parece inspirada em foto (à esquerda) de Guy Bourdin.

 

Terry Richardson também parece ter pensado muito em Bourdin (esq.) ao criar a campanha da nova frangrância de Tom Ford (dir.)

 

A capa de novembro passado da Vogue francesa, com Vanessa Paradis (dir.) poderia ter sido feita por Bourdin (esq.), mas foi criação da dupla Mert Alas e Marcus Piggot, dois seguidores do francês.

 

Uma foto de Bourdin (esq.), outra de David Lachapelle (dir.) – esta mostrando Thora Birch.

 

Lachapelle é um dos fotógrafos mais influenciados por Bourdin. Esta foto sua do ator Matt Dillon (dir.) lembra muito esta outra de Bourdin (esq.).

 

Até em sua campanha para a vodka Skyy (abaixo), Lachapelle remeteu a Bourdin (abaixo).

 

No clipe de Hollywood (dir.), Madonna faz várias referências à obra de Bourdin (esq.)

[Via http://freakshowbusiness.com]

No comments:

Post a Comment